SISTEMISMO ECOLÓGICO CIBERNÉTICO: UMA ABORDAGEM QUADRUPLA
A visão sistêmico-ecológica-cibernética-informacional corresponde à percepção da realidade através de uma perspectiva que utiliza, sobretudo, conceitos, idéias, fundamentos e princípios da Teoria Geral dos Sistemas, da Ecologia, acrescida de conhecimentos hauridos em outros ramos do saber, como a Cibernética, tributária da TGS e, a Teoria da Informação, integrante da Cibernética.
O Sistemismo Ecológico Cibernético Informacional torna possível o exame, a um só tempo, do sistema em tela e do ambiente em que o mesmo se acha inserido, envolvendo também, as necessárias e obrigatórias relações de trocas entre ambos.
Esta perspectiva permite um melhor conhecimento do próprio sistema, por incluir no seu estudo, as influências que o ambiente exerce sobre o sistema e, reciprocamente, aborda as repercussões dos efeitos das ações do sistema sobre o ambiente, considerando, ainda, que ambos, para manter sua homeostasia, necessitam de constantes reajustes, mediante a ação de mecanismos cibernéticos de retroação ou retroalimentação (“feedback”), naturais ou artificiais.
As informações estão na base de todos os mecanismos de controle.
Por exemplo: O conjunto de sistemas vivos (animais e vegetais) que integra a biodiversidade amazônica (biocenose) e o substrato físico em que habita (biotopo) constituem um ecossistema único, no planeta, o qual urge ser preservado.
O Sistemismo Ecológico Cibernético Informacional é uma metodologia de caráter abrangente, integrativo e sintético que permite a visualização, através de quatro ângulos diferentes, da totalidade dos sistemas existentes no Universo, ou seja, mediante a abordagem simultânea, efetivada mediante o quadrupo aspecto:
* o enfoque sistêmico;
* a visão ecológica,
* a perspectiva cibernética e,
* Informacional.
A BASE FILOSÓFICA DA ABORDAGEM SISTÊMICA, ECOLÓGICA, CIBERNÉTICA E INFORMACIONAL
A inspiração e, portanto, a base filosófica para a elaboração da metodologia sistêmica, ecológica, cibernética e informacional, é modelo dos ecossistemas naturais e dos seres vivos, uma vez que ambos correspondem a sistemas auto-organizadores, auto-reprodutores e auto-reajustáveis, portanto, cibernéticos e homeostáticos.
Adaptado do livro Sistemismo Ecológico Cibernético – 3a. edição – 2004 - Todos os direitos reservados aos autores - copyright Ó by Edson N. Paim e Rosalda C.N. Paim.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial